O que é Linfoma não-Hodgkin?

O que é Linfoma não-Hodgkin?
  • O que é Linfoma não-Hodgkin?

Linfomas são neoplasias (crescimento das células) malignas que se originam nos linfonodos (gânglios), muito importantes no combate às infecções. Os linfomas não-Hodgkin incluem todos os tipos de linfomas existentes, menos o de linfoma de Hodgkin.

A diferença entre esses dois tipos são as características de suas células malignas – as células malignas de um linfoma não-Hodgkin continuam tendo características das suas células originais, enquanto no linfoma de Hodgkin elas se transformam completamente.

Existem trinta ou mais subtipos de linfomas específicos, mas para simplificar a classificação muitos oncologistas agrupam os vários subtipos de acordo com a velocidade média de crescimento e progressão do linfoma: muito lentamente (baixo grau) ou muito rapidamente (alto grau ou agressivo).

Graças ao conhecimento da maneira pela qual os tipos específicos de linfoma progridem, pode-se determinar a possibilidade de progressão lenta ou rápida e os tipos de terapia necessários a esses subtipos.

  • Principais sintomas do linfoma não-Hodgkin

Aumento dos linfonodos do pescoço, axilas e/ou virilha. Sudorese noturna excessiva, Febre, Prurido (coceira na pele), Perda de peso inexplicada.

  • Tratamento de Linfoma não-Hodgkin

A maioria dos linfomas (incluindo o linfoma de Hodgkin) é tratada com quimioterapia, radioterapia, ou ambos. A imunoterapia está sendo cada vez mais incorporada ao tratamento, incluindo anticorpos monoclonais e citoquinas, isoladamente ou associados à quimioterapia.

A quimioterapia consiste na combinação de duas ou mais drogas, sob várias formas de administração, de acordo com o tipo de linfoma Não-Hodgkin. A radioterapia é usada, em geral, para reduzir a carga tumoral em locais específicos, para aliviar sintomas relacionados ao tumor, ou também para consolidar o tratamento quimioterápico, diminuindo as chances de recaída em certos sítios no organismo mais propensos à recaída.

  • Prevenção

Assim como em outras formas de câncer, uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes obtidos das verduras e frutas, assim como outros hábitos que reforçam as defesas do sistema imunológico podem ter efeito protetor contra o desenvolvimento de linfomas não-Hodgkin.

O que é Queda de cabelo?

O que é Hipertensão?