O que é Alopecia areata?

O que é Alopecia areata?
  • O que é Alopecia areata?

A alopecia areata é uma condição caracterizada pela perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo, comumente chamada de “peladeira”. Em alguns casos, pode haver perda total de todos os pelos do corpo, inclusive cílios. Esse problema é comum em cerca de 1 a 2% da população.

  • Causas

A causa da alopecia areata não é totalmente conhecida, mas sabe-se que é uma condição autoimune, em que o sistema imunológico ataca e destrói tecido corporal sadio por engano. Nesse caso, o alvo do ataque são estruturas que formarão o pelo.

  • Sintomas de Alopecia areata

Apesar de ser caracterizada pela perda de cabelo, este é apenas um sintoma da alopecia areata. Algumas pessoas também podem sentir uma sensação de queimação ou coceira na região em que houve a queda. A alopecia areata é mais frequentemente observada no couro cabeludo, mas também pode ocorrer na barba, sobrancelhas, braços e pernas.

  • Prevenção

Evitar o estresse do dia a dia pode ser uma forma de prevenir alopecia areata, embora não se saiba exatamente até que ponto isso possa estar relacionado à sua ocorrência.
Referencia: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/alopecia-areata

Prepare-se para o Verão

O que é Lúpus?